Pular para o conteúdo principal

Um grande conselho...

Quem transforma apenas um estudante em excelente profissional somos nós mesmos! Não adianta de nada esperar por cursos, professores e conhecimentos que cairão do céu, pois eles não cairão! Nada vai mudar se apenas seguirmos os passos mais óbvios dos dias de hoje que é estudar. Temos que fazer além do que todos já fazem. Precisamos competir com nosso próprio eu de ontem. Precisamos ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje. Essa é a regra básica do progresso em nossa vida, seja ela pessoal ou profissional. 

Antigamente o curso superior era um diferencial que destacavam os profissionais de alta qualidade. Hoje em dia, muita gente tem acesso fácil a faculdade. São facilidades nas formas de pagamentos e acordos, parcelas acessíveis e provas de bolsas e descontos. Podemos dizer que existem mais faculdades e campus a cada ano. Ou seja, não é porque está fazendo graduação que será destacado no mercado de trabalho. É preciso muito mais que isso.

É muito comum nos acomodarmos quando estamos no Ensino Fundamental e sentimos uma grande diferença quando iniciamos o novo ciclo no Ensino Médio. Embora essa diferença pareça grande, comparada a fase de transição do Ensino Médio para o Superior, torna-se banal. A forma como devemos nos comportar e agir muda todo o rumo de nossas vidas e se demorarmos a perceber isso, somente estaremos atrasando nossa vida e deixando de aprender e crescer. No Ensino Médio os professores fazem de tudo para que consigamos compreender as matérias e ajudam da melhor forma que podem, pegando no pé, sendo insistentes e até chatos. Os professores do nível Superior são completamente diferentes e se ficarmos esperando a insistência deles ficaremos estagnados nessa espera. É nessa hora que temos que despertar e sair dessa dependência que fomos ensinados a seguir desde os tempos de criança. É o momento de agirmos com maturidade, sabedoria e muita coragem. 

A vida adulta não é tão fácil quanto imaginamos. Nós temos que trabalhar para poder manter nossas despesas e ainda alimentar nossos caprichos. Precisamos nos dedicar nos estudos se temos a meta de subir na vida e ser reconhecido profissionalmente. Então, para isso vivemos a rotina louca de acordar cedo, muitas vezes precisamos pegar os transportes públicos superlotados, aguentar pessoas com estados de vida inferiores, engolir sapos, ir para a universidade com pressa e voltar para casa para ver quanto tempo ainda sobrou para poder dormir. Sem contar que precisamos nos manter vivos, temos necessidades a serem executadas todos os dias, como por exemplo, nos alimentar, tomar banho etc. Isso em épocas de aula comum, mas quando temos um trabalho, um projeto, uma prova... aí a coisa muda, os horários se apertam e é aí que percebemos que mal temos tempo para nos divertir, sair com os amigos, ficar com a família, entre outros.

Essa mesma vida corrida pertence aos nossos professores, não podemos cobrar tanto que eles dediquem-se fielmente e apenas para nós, como os antigos professores do Ensino Médio faziam. Eles também têm diversas tarefas em seu dia para executar. A sua cabeça está a milhão. E muitas vezes eles precisam domar aquela turma de quase 90 pessoas falando ao mesmo tempo. Isso pode ser desanimador.

Somos "grandinhos" o suficiente para corrermos atrás de nossos conhecimentos. Questionar, pesquisar e ampliar nossos conhecimentos. Hoje em dia, existe muita coisa boa na internet. Coisas que podem somar em nossos conhecimentos. Vamos fazer um bom uso disso tudo. Um bom uso das Redes Sociais. 

Como diz o ditado: "O tolo não sabe o que fala. O sábio não fala o que sabe". Se procurar num site de busca "Como operar um coração" podem haver resultados ridículos sobre, mas não haverá a informação. A mesma coisa acontece se procurar "Como defender seu cliente", um bom advogado não irá divulgar suas estratégias e facilitar o sucesso de seus concorrentes. Já as profissões relacionadas a internet, qualquer coisa que pesquisarmos a respeito, seja como postar uma foto, seja utilização de programas, ou seja lá o que for, existem tutoriais em diversos sites, blogs, fóruns, e tantos lugares mais...

O diferencial não é aprender o que todo mundo pode aprender, nem apenas a ementa que está programada para seu curso. Busque mais. Procure outros caminhos. Esteja sempre a frente de tudo de novo, sendo a sua área ou não, é sempre bom estar bem informado. E de que adianta um diploma na mão se não há conhecimento, se não há habilidade? De nada adianta. Precisamos saber ao certo o que queremos e lutar para poder alcançar nossas metas. Não sejamos mimados e infantis ao reclamar que o professor não pega mais no nosso pé, que eles não insistem para que fiquemos na aula, que eles não dão trabalhos extras para facilitar sua nota. Hello! O tempo passou e nem percebemos, é hora de correr atrás de nossas coisas com nossas próprias pernas.

Vamos a luta! Coragem ;)

Comentários

Top 3 do mês

Amanhã já está por vir'

Antes éramos pequenos demais, Antes falávamos coisas sem sentido, Antes não temíamos nada, Antes não havia dor no coração, Antes existia pureza, Antes tudo era festa, Antes um simples sorriso bastava, Antes um presente qualquer continuava sendo um presente, Antes não fazíamos idéias do que seríamos agora!

Dicas de Casamento by Shirley Yáñez.

Oi gente, eu sei que não estou noiva, mas sempre dou uma navegada no  Para Falar de Casamento  para saber as novidades, dicas, fotos e ficar por dentro do que está rolando no universo "weeding". Vou guardando tudo que acho legal e que um dia usarei no meu casamento, que não está tããão distante assim! O  Para Falar de Casamento  é da  Shirley Yáñez , cerimonialista, blogueira e apaixonada por casamentos! E sempre que navego e vejo os casamentos lindos e perfeitos, as noivas extremamente felizes e tudo mais, fico muito emocionada. É como se a esperança que casar não é mais coisa do passado se renova! Por isso separei algumas dicas que achei lá e vou compartilhar com vocês! Lencinhos "para se emocionar" Entregar kits de lencinhos para os convidados é uma ideia sensacional. Porque sempre tem aquele que chora, principalmente os familiares e amigos mais próximos. E para quem perguntar o porquê, podemos responder "para você se emocionar" . Lindo,

Acredite'

Acredite no poder das palavras, Elas são capazes de mudar a vida de alguém. Podem machucar, podem ferir, Como podem curar e unir. São as palavras que definem quem somos, ou deixamos de ser. Com elas comunicamos ao mundo se sentimos dor ou alegria. São elas chaves que abrem portas distintas. Então, tome cuidado com as palavras que usar, Elas podem abrir portas que não lhe faça bem, E fechar portas que te levam a caminhos de sucesso e felicidade. As palavras podem ser até poucas, Mas o que elas causam são muitos efeitos... DIGNIDADE                       AMIZADE                              VITÓRIA                         RESPEITO                        CONFIANÇA CORAGEM                        GENTILEZA                           GRATIDÃO