Pular para o conteúdo principal

Os sabores da boa alimentação!


Princípio básico de uma dieta saudável, a variedade de alimentos assegura a obtenção adequada de nutrientes ao organismo. E para garantir a qualidade da alimentação, uma dica é abusar das cores de frutas, verdura e legumes.

Mas seguir a regra das cores não é a única forma de comer bem. Outra orientação de nutricionistas é variar os sabores dos alimentos.

"Os nutrientes variam de acordo com os sabores. Por isso, devemos ingerir alimentos salgados, doces, amargos e ácidos, não necessariamente na mesma refeição, mas sempre buscando um equilíbrio", afirma a nutricionista Cristiane Mara Cedra, que tem pós-graduação em nutrição clínica funcional.

Segundo ela, manter uma dieta que não exclui nenhum sabor ajuda até a educar os hábitos alimentares das crianças.

"A criança acostumada a gostos variados, como doce, azedo, amargo e salgado, sente mais prazer em comer. Além disso, quando ela crescer, a aceitação a diferentes alimentos será mais fácil", diz Cristiane.


Hábitos saudáveis

Uma pesquisa da faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo alerta que, para cultivar hábitos alimentares saudáveis no futuro, uma criança deve experimentar uma variedade de sabores até os quatro anos de idade.

A pesquisa também revela que má alimentação é o principal motivo do excesso de peso de 31% das crianças em fase pré-escolar. A avaliação foi feita com 400 crianças entre 4 e 6 anos e constatou que entre os pequenos os alimentos preferidos são os menos saudáveis, como batata frita, pizza e chocolate.

"Muitas vezes são os próprios pais que atrapalham o desenvolvimento de uma alimentação adequada. Como alguns que enchem a mamadeira da criança com refrigerante", diz Cristiane.

Mas a preferência por comida que faz mal também tem uma explicação psicológica. Segundo estudos, gostamos de alimentos associados a memórias positivas, e quase sempre o doce está ligado a boas lembranças.

Comentários

Top 3 do mês

Alegria!

Alegria não é só gargalhar de tudo e estar 100% de bem com a vida. Alegria é ter gratidão pela sua vida e conquistas. É dar um abraço aconchegante e cheio de carinho. É estar leve, mesmo diante dos dias mais difíceis e transmitir essa leveza a todos à seu redor. Alegria é olhar para trás e ver que mesmo com as pedras no caminho, e tropeçando em alguns momentos, você chegou onde queria e olhando assim, parece até que foi fácil, mas só você sabe o tamanho do desafio. Alegria é ser livre para sorrir. Sem ter que esconder, sem limites e com a intensidade que couber em cada momento. (Escrito em 04 de Maio de 2018)

Lista'

10 coisas que todo profissional de comunicação deve fazer depois da faculdade Pessoas lindas! Desejo a vocês um Feliz 2013! O Ano Novo é o momento certo para traçar novas metas e fazer um balanço do que conseguimos conquistar e do que precisaremos de mais um pouco de esforço para conseguir esse ano. Eu já sou formada, mas para quem acabou de se formar nessa área maravilhosa que é a comunicação, tenho algumas dicas que peguei em um post do BlogMidia8 .  Crie um Portfólio Para os profissionais dessa área, um portfólio é um item quase tão importante quanto um bom currículo. Sempre atualize suas plataformas digitais Estar presente nas redes sociais com perfis atualizados é sempre muito importante. Muitos processos seletivos visitam seus perfis para ver se você se enquadra a vaga em que está concorrendo. Use seu network Não é puxa-saquismo pegar os contatos de seus professores. Se você foi um bom aluno e se dedicou nos trabalhos, ele com certeza lembrará ...

Como se fala

As imagens falam por si só!